O triathlon é uma modalidade altamente desafiadora que atrai um número cada vez maior de praticantes. Se você é um dos muitos interessados que ainda tem dúvidas sobre o que deve fazer para começar no esporte, veja a lista que preparamos com 5 respostas às dúvidas mais comuns de quem quer começar no triathlon.

1. Quais exames devem ser feitos?

O triathlon é um esporte exigente, que une três modalidades de força, velocidade e resistência. Por isso, antes de qualquer coisa, é fundamental que você procure um especialista para uma avaliação física completa, incluindo exames cardíacos, respiratórios e nutricionais.
Esses exames são importantes pra que você conheça suas capacidades e limites, saiba como respeitá-los e tenha um programa para expandi-los de maneira responsável. Muitos iniciantes ficam ansiosos para atingir boas marcas e acabam forçando seus corpos, mas em vez de trazer benefícios, isso pode causar lesões e afastar o atleta do triathlon.
Encontre acompanhamento profissional para saber exatamente quais exames deve fazer antes de começar a treinar.

2. Quais os equipamentos necessários?

O kit básico para começar a praticar o triathlon inclui um tênis de corrida, uma bike adequada, luvas, sunga ou maiô e óculos de natação. É normal que os atletas iniciantes queiram adquirir os melhores equipamentos para iniciar a prática do triathlon, mas antes de gastar todas as suas economias em uma bike de última geração, pense bem sobre o que você realmente precisa.
Suas necessidades vão aumentar e se tornar mais sofisticadas à medida que você treinar e evoluir no esporte, por isso não se apresse em comprar os acessórios mais caros disponíveis no mercado. Aproveite o seu treino e, conforme adquirir gosto pelo esporte, amplie e melhore seu equipamento sempre ponderando se vale a pena ou não investir em determinado item.
Descubra quais os melhores equipamentos para começar no triathlon com a ajuda de nossa assessoria especializada.

3. É preciso ser um atleta para começar?

Muitos iniciantes acreditam ser necessário dominar a natação, a corrida ou o ciclismo para começar a treinar o triathlon. No entanto, saber nadar e andar de bicicleta, mesmo que de forma não profissional ou atlética, já é suficiente para começar a praticar o esporte.
Praticantes que já possuem experiência com natação costumam ter mais facilidade para ingressar no triathlon, uma vez que para uma pessoa adulta é mais difícil aprender a nadar do que correr ou andar de bicicleta. Mas isso não significa que outras pessoas não possam ingressar na modalidade e ter ótimos resultados com tempo e dedicação.
Saiba por onde começar a treinar e inicie no triathlon com acompanhamento profissional da Bodytri ou de uma assessoria perto de você.

4. Como funcionam os treinos?

Ao contrário do que se pensava antigamente, o triathlon não é uma composição de três modalidades diferentes (corrida, natação e ciclismo), mas uma modalidade dividida em três etapas. Isso significa que o treino de triathlon, para ser eficiente, deve ser pensado de forma que as três etapas tenham atenção equilibrada.
Além disso, as técnicas de natação e corrida utilizadas no triathlon são um pouco diferentes. Isso porque elas precisam lidar com situações especiais, como águas abertas e a proximidade do adversário na natação e a necessidade de economizar energia na corrida.
Obtenha treinos personalizados e planilhas detalhadas para organizar e evoluir melhor nos seus treinos.

5. Como evitar lesões?

Como já dissemos, o triathlon é uma modalidade bastante exigente e nenhum atleta começa sendo capaz de concluir um Ironman (3,8 km de natação, 180,2 km de ciclismo e 42,2 km de corrida). Seja consciente dos limites do seu corpo e comece com metas menores para completar ao longo das semanas. Procure baixar seu tempo ou aumentar as distâncias percorridas aos poucos, sempre procurando melhorar sua técnica e não apenas ir mais longe.
Tão importante quanto a atividade física regular é o descanso, pois é nesse momento que o corpo se recupera do esforço, os músculos ganham mais força e resistência e o cérebro assimila melhorias na coordenação motora. Por isso, organize seus horários para ter sempre boas noites de sono, além de uma alimentação equilibrada e rica em todos os nutrientes.
Aprenda a utilizar seu corpo com inteligência e aprimorar suas técnicas sem sofrer com lesões.