O Ironman é a prova mais difícil do triathlon, por isso exige bastante disciplina, dedicação e um bom tempo de treinamento e preparação.
Como todas as competições de triathlon, ela é divida em três etapas. O que a torna especial são as distâncias: 3,8 km de natação, 180,2 km de ciclismo e 42,2 km de corrida.
Embora o triathlon seja naturalmente um esporte muito exigente e todas as competições tenham um nível de dificuldade elevado, o Ironman põe à prova de maneira muito mais severa toda a capacidade física e técnica do atleta, além da concentração e estratégia. Por isso, ter uma boa preparação é fundamental.
No Brasil, a única prova completa de Ironman acontece uma vez por ano em Florianópolis e conta pontos para o ranking mundial da modalidade. As inscrições costumam ser abertas com mais de um ano de antecedência, o que dá bastante tempo de preparação aos atletas que aceitam o desafio.
Se você já pratica o triathlon há algum tempo e consegue concluir provas menores, esse período de 12 meses é o suficiente para adequar o treinamento e focar no Ironman.
Atletas iniciantes necessitam de períodos de preparação maiores, principalmente para desenvolverem uma boa técnica que evite lesões e garanta o melhor desempenho em cada etapa.
Por isso é fundamental que os atletas de triathlon se habituem a participar de competições menores antes de encarar o desafio de um Ironman. Além do condicionamento físico, que é um fator determinante, a estratégia é fundamental para terminar a prova com um bom tempo e sem desgastar o corpo além do limite.
Prepare-se para um Ironman sem lesões e tenha o melhor desempenho.
Mesmo triatletas experientes precisam modificar sua rotina de treinos e elaborar um plano específico para o Ironman que desejam completar. Esse preparo envolve atenção aos mínimos detalhes, já que qualquer erro pode custar segundos preciosos.
Uma das etapas do Ironman que exige mais cuidado durante a preparação é a natação. Isso porque a maioria dos praticantes costuma treinar em piscina, mas a prova é feita em águas abertas.
Por isso, é essencial que se dê atenção redobrada à técnica e não apenas ao condicionamento físico. Também é muito importante procurar um treinador que tenha experiência nesse tipo de modalidade para corrigir maus hábitos e ajudar você a desenvolver uma técnica específica para o triathlon.
Pouco antes da prova, geralmente nas três semanas anteriores, acontece a etapa conhecida como “polimento”. Nesse período, o atleta reduz o ritmo dos treinos e passa a poupar músculos e energia para o dia da prova.
Essa é uma estratégia muito importante, mas que costuma ser ignorada por alguns atletas amadores. Isso faz com que eles larguem mais cansados que outros praticantes que respeitaram o período de polimento, prejudicando seu desempenho.
Outra dica importante é testar bem todos os equipamentos que serão utilizados na prova de Ironman. Mesmo que o atleta tenha feito um bom investimento para ir bem na competição, deixar para estrear os tênis ou a bicicleta somente no dia é um risco muito grande que pode prejudicar o resultado final.
Obtenha assessoria completa para se preparar para o Ironman e outras competições de triathlon.
Comentários